Os tios da Disney

11:06 1 Comments A+ a-

Dizem que pai é quem cria, e que família de verdade a gente escolhe. Isso é tão verdade que é muito comum encontrarmos tanto na vida real como nos filmes, uma figura paterna, que guia, protege e ensina o personagem.  Na Disney tem muitos exemplos: Sr. Silver de Planeta do Tesouro, Thomas O’Malley de Aristogatas, Kerchark, no final de Tarzan. Mas e quando essa pessoa mais velha, sábia e carinhosa, apesar de todas essas qualidades não age exatamente como um pai, mas é meio velhinho, ou só maduro demais pra ser um irmão mais velho?

Veja só: Quem é essa pessoa na família? O tio, é claro! Ele é um adulto mais ou menos responsável, ou que ao menos geralmente sabe mais do que os sobrinhos, mas ao mesmo tempo é meio inconsequente e não liga muito pra o que os moleques vão pensar (e muito menos os pais). Então, eu pensei , se existem pais por consideração, acho digno que lembremos os tios por consideração! Então reuni uma listinha dos melhores exemplos de

Tios Da Disney!





Maui (Moana, 2016)

Até agora, só vi o sucesso de 2016 uma vez, mas lembro bem que ao sair do cinema tive essa conversa com minha irmã: “Maui não é bem uma figura paterna, mas ele e Moana também não parecem irmãos... É, parece mais um tio.” 
                                      
                                                          Mas por que exatamente?

Ele é meio rabugento no começo e tem mais com o que se preocupar para ir cuidar dos problemas dos outros, afinal, um semideus adulto tem sua cota de estresse, como todo tio, não é? Mas durante toda aquela jornada de heroísmo e autoconhecimento, nosso tio polinésio divide seus conhecimentos e acaba aprendendo um bocado também, além de voltar a se sentir querido e necessário.

Tio Maui também adora contar umas proezas pra impressionar!  Quem aí já ficou super empolgado com uma das histórias do tio na reunião de família?

      (só espero que seu tio não tenha te prendido numa caverna ou te jogado no oceano)

Esperto (Oliver e Sua Turma, 1988)


O Esperto é um cachorro das ruas bem experiente, manja dos truques e das trapaças, e nem pensou duas vezes antes de passar a perna em um filhotinho de gato perdido. Não te lembra aquele tio troll que fez seu priminho chorar brincando de “tirei o seu nariz?”

                                             "Eu te ajudei a pegar isso, a metade é minha!"

Maaaaas, apesar de ter começado com o pé esquerdo, Esperto acaba protegendo Oliver quando ele o segue até seu esconderijo, e é tão legal com ele quanto aquela referência de pessoa mais velha que nós tanto admiramos.

Descolado demais para um pai, porém cuidadoso o suficiente para um tio.



Gárgulas de Notre Dame (O Corcunda de Notre Dame, 1996)



Victor, Hugo e Laverna são os únicos amigos de Quasimodo, portanto é de se esperar que eles sejam “a rocha” de sua família (olha a piadinha de tiozão). As gárgulas oferecem apoio moral e emocional, incentivam Quasi a fazer uma loucurinha para sair da zona de conforto, sem ligar muito pra o que seu guardião, o Juiz Frollo, vai pensar. De quebra, os três ainda ficam de gracinha quando o rapaz traz uma garota pra casa. Típico de tios.

                                                "Elas já estão atrás do nosso pão francês!"

Ray (A Princesa e o Sapo, 2009)


Sabe quando você tá numa área desconhecida, tipo quando visita os parentes distantes, e aquele tio legal que conhece tudo tá lá pra te guiar? É tipo a Tiana e o Naveen com o Ray, especialmente na cena de “Pelo Rio Abaixo”. O vagalume da Louisiana tem aquela personalidade alegre (meu tio interior ia dizer “iluminada” mas eu contive ele) altruísta e com uma sabedoria inocente de caipira.


Vamos combinar que, estando com Naveen e Louis, o jacaré do jazz, Tiana só podia contar mesmo com Ray para manter a ordem e o equilíbrio!

E não é tarefa fácil

E quando você inventa de fazer umas brincadeiras perigosas com os primos, acaba se machucando, mas antes que sua mãe descubra, o tio legal vai e te socorre?

Tipo nessa cena

Tio Ray também oferece um bom apoio emocional: Quem tava ao lado do Naveen quando ele resolveu se declarar pra Titi? E com quem a futura princesa da Maldonia conversou (e até desabafou de um jeito meio pesado) sobre seus sentimentos pelo príncipe?

                                                             Nos bons e maus momentos

Doc Hudson/ Hudson Hornet (Carros, 2006)


Imagine o cenário: Sua família te arrasta pra passar o feriadão naquela cidade chata do interior, porque você, um aborrecente atrevido, está precisando se reconectar com as coisas simples da vida. Aí você encontra aquele tio mandão que todo mundo respeita, mas você não entende o que tem de mais, afinal é só um velho arrogante que não sabe de nada. Será?

                                          
Hudson ensinou umas boas lições ao McQueen, tanto de corridas como de vida, e não foi do jeito mais fácil. Sempre tem um tio que acha que a melhor formação de caráter vem de trabalho duro e disciplina.
 Ele nem se preocupava em esconder o quanto não ia com a cara daquele moleque cheio de decalque, o que no começo parecia só um conflito de gerações, mas que se revelou uma proximidade bem maior entre os dois... Acontece nas melhores famílias, né?

                                                    Até tios chatos sabem se divertir
                                                     
Menção honrosa para outros que considero tios legais da Disney: Gênio, de Aladdin, Phil, de Hércules e Balu de Mogli.  Vocês lembram de mais algum? Se sim, deixem aqui nos comentários, ou lá na página dofacebook!
Fica aqui nosso carinho pra todas as “figuras tiernas” do mundo!



1 comentários:

Write comentários
12 de maio de 2017 às 18:40 delete

Adorei!!! Mas senti falta de Tio Patinhas e Pato Donald...

Reply
avatar