Somos todos da Universidade Monstros

09:35 0 Comments A+ a-

Faz tempo que tenho dificuldade em escolher meu filme favorito da Pixar. O estúdio tem bem menos filmes que a Disney clássica, o que devia reduzir as opções, mas o fato de quase todos serem incríveis e marcantes complica bastante minha vida (e eu nem tô reclamando, continua assim que tá bom). No entanto, faz um tempo que Universidade Monstros, de 2013, vem ocupando mais espaço no meu coração, e eu tento explicar porque nesse post.

Desenho de Mylena Pessoa

Por que Universidade Monstros é tão identificável?

Antes, vamos clarear uma coisa: Universidade Monstros foi lançado doze anos depois de Monstros S.A., e há quem diga que isso foi proposital para que as crianças da época da primeira estreia estivessem ingressando na faculdade no ano do segundo filme, e essa identificação pudesse acontecer pelo simples fato dele contar a história dos protagonistas quando entraram nessa vida. Mas e aí, como exatamente rola esse sentimento?

Falar “rola esse sentimento” parece coisa de paquera. Quem aí tem crush na universidade?

Pra começar, vamos falar dos 

Estereótipos Acadêmicos



As patricinhas todas iguais, o tio mais velho que voltou a estudar, piada com o aluno de filosofia que viaja nas ideias... Todos esses são fáceis de lembrar quando penso na minha vida universitária, mas tem até alguns que acabam me lembrando da escola: 

                                                             A bibliotecária sinistra.

Pode ser clichê como for, mas lembro perfeitamente de uma tia exatamente igual a essa na biblioteca do meu ensino fundamental.
Esforço x talento



"Não precisa estudar pra assustar, é só assustar"


Na vida de qualquer estudante, de vez em quando aparece alguém que nunca estuda, mas manja de todos os paranauês, enquanto o outro se afoga nos livros e deixa de ir pras festas, só pra ver se consegue responder aquela pergunta do professor carrasco.

Dois tipos de aluno...
No fim das contas, pode ser que só um deles tire dez, mas ainda assim não receba a glória e a atenção que possa merecer.  O filme nos ensina que o esforço é recompensado, e que até os talentosos precisam trabalhar, mas antes de chegar nesse acordo, nossos protagonistas passam por uma coisa chamada

Rivalidade



A competição não se limita nos Jogos de Susto: A tensão entre Mike e Sully é um pequeno resumo da pressão que um estudante sente para se mostrar o melhor. Porque outro fato da universidade, é que os melhores se destacam. Seja se você for estudioso, dedicado ou apenas se souber como aparecer. O negócio é que sempre pode aparecer alguém que chame mais atenção dos professores. E você pode ficar bem irritado com isso.  Mas tem uma coisa que eu aprendi, não só nos filmes como na vida, e que nos leva a outro ponto de identificação:

Ir atrás do que você gosta.




Acompanhe meu raciocínio: Se você gosta, naturalmente vai querer se dedicar, se você se dedicar, as coisas vão sair bem feitas, se as coisas ficarem bem feitas, você vai longe. E falando nisso, qual é o ponto principal do filme? Monstros que sonham em trabalhar na indústria de sustos (vocês não sabem como eu amo falar esses termos como se fosse coisa séria). E por mais que eles sejam bobos, excluídos e subestimados, não medem esforços e de um jeito bem surpreendente, acabam chegando lá, apesar de um outro fator chamado...

Gente te colocando pra baixo. Tipo, MUITO. 


"Depois que perderem, ninguém vai lembrar de vocês"


A Pixar é mestre em antagonistas realistas, e os desse filme são uma boa amostra do que encontramos na vida em algum momento, seja um professor “terrorista” insinuando que quase ninguém vai passar na matéria dele, e que se voce não é excelente, não passa de medíocre, ou colegas que bancam os valentões e te põem para baixo para te fazer desistir de todo jeito. Mas o antagonista é apenas um obstáculo, e como tal, ele pode, e deve, e vai ser superado, tanto nos filmes como na vida.

"Talvez, mas quando você perder, ninguém vai te deixar esquecer"



Esse filme podia render muito pano pra manga (ou muita manga pra camisa, se você é um monstro de vários braços. A loja da Disney chegou a vender suéteres de 4 braços, na época da estreia) e uma boa discussão que pode gerar é sobre AMIZADE: na universidade (dos monstros e dos humanos) amizades  se formam e se acabam de maneiras inesperadas, são postas a prova e levam a escolhas difíceis, e essa é mais um ingrediente que fazem esse filme ser tão legal.

A relação de Mike, Sulley e Randall resumida em um GIF...


Aventuras, humor inteligente, identificação e reflexão. O que mais uma Disnerd universitária poderia querer?

Ah, e um visual lindo que só vendo!