Curiosidades sobre o Zé Carioca

18:38 1 Comments A+ a-


Alô amigos! Hoje eu tenho cinco fatos curiosos sobre uma “estratégia” da Disney que acabou rendendo um personagem carismático, protagonista de ótimas histórias no cinema e que até hoje é presença nos fazendo rir com suas malandragens nos quadrinhos!
O sabido verde mais lindo do mundo <3 (Por Mylena Pessoa)

1-      É bem divulgado que Zé Carioca foi criado pela Disney como parte da “Política de Boa Vizinhança” Entre Brasil e EUA. Pois é, foi uma das muitas formas dos EUA serem amistosos e buscarem nosso apoio na segunda guerra, além de impedir a implantação do comunismo por aqui. (Nessa política também houveram visitas de astros de Hollywood e coisas assim). Mas o que eu não sabia, era que houve uma “segunda intenção” na criação do simpático papagaio: Durante a Segunda Guerra, animações americanas foram proibidas de serem exportadas para a Europa (talvez aqueles curtas difamando o nazismo tenham ajudado a isso, né?)  E isso fez a Disney ter uma baixa no mercado. Qual foi a solução encontrada? Isso mesmo! Investir nos vizinhos da América Latina! Por isso entre os curtas com aparição do Zé também contamos com desenhos sobre a Bolívia e o México!

Imagem relacionada
Walt Disney em sua pesquisa para os desenhos no Brasil, em 1941
2-      A primeira aparição oficial do Zé foi no segmento sobre o Brasil do filme Alô Amigos (Saludos Amigos, 1941), e mais tarde, ele estrelou no deslumbrante Voce já foi a Bahia? (The Three Caballeros, 1944).  Ele também esteve em curtas da Silly Simphonies, o mais famoso é Blame it On The Samba, de 1948.

Com o sucesso do nosso carioca favorito, ele conquistou as páginas de quadrinhos em 1961, numa história onde ele já chega mostrando a que veio tentando filar uma refeição chique de graça!


Resultado de imagem para zé carioca alô amigos
Zé e Donald até tomaram uma cachacinha em Saludos Amigos



3 - Zé já teve vários convidados especiais nos seus quadrinhos, geralmente com nomes trocados, como em paródias. Duas participações ilustres foram de Jorge Amado e Caetano Veloso. (História: "Um carioca à baiana", na revista Zé Carioca número 2088) (pena que não achei imagem ☹ )

4-    4 - Vocês sabiam que o Zé só é publicado em um outro país além do Brasil? Adivinhem qual? A Holanda! Interessante, né? Aparentemente, nosso compatriota o faz bastante sucesso por lá! O país até lhe deu uma “Vovó Carioca” 
Resultado de imagem para zé carioca avó
Vovó carioca foi criada por Jan Kruse e Bas Heymans em 2011
a5 -Zé já esteve duas vezes no Clube do Mickey Mouse (House of Mouse). Uma foi em um curta, onde a Minnie estava cansada dos jantares sem graça do Mickey e foi atrás de um “Tempero Brasileiro”. A outra foi quando ele e o Panchito se reuniram com o Pato Donald para uma apresentação especial dos lendários Três Caballeros (aqui)
Resultado de imagem para joe carioca house of mouse
O bonde todo reunido xD
     Fora esse desenho, o malandro também já marcou presença naquele desenho novo do Mickey (OK Mundongo da Disney – Gente, que nome é esse? ) num especial da Copa do Mundo onde ele era nada menos que o narrador do jogo!

Resultado de imagem para joe carioca world cup
Nesse jogo não teve 7x1...
Zé Carioca com certeza tem espaço reservado no meu coração, no dos fãs brasileiros e até de gente no mundo afora! As fanarts internacionais estão aqui pra provar:

Kicking it in Botafogo by ElectricDawgy
Por ElectricDawgy, Estados Unidos
jose carioca + jose carioca by harakirimushi
Por harakirimushi, do Japão


Jose Carioca by chacckco
Por chacckco, também do Japão, que por sinal é super fã da Disney e principalmente dos Três Caballeros. Suas artes são show!
Espero que tenham gostado, e como diz o Zé Carioca, até na versão americana de Alô Amigos

“Muito Obrigado!”


1 comentários:

Write comentários
19 de setembro de 2019 às 06:17 delete

Boa pesquisa! Conta a História real que envolve a criação o personagem.

Reply
avatar